Como mudar hábitos: os maus hábitos perturbam há muito o ser humano.

Somos crianças mimadas quando se diz respeito a alguns hábitos, batemos o pé e não queremos mudar.

Todos sabemos o que é um hábito: uma ação que fazemos repetidamente, quase inconscientemente. Alguns de nossos hábitos (como passar fio dental pela manhã) são muito bons para nós, enquanto outros (entrar no Facebook no trabalho, pegar o celular enquanto conversamos com outras pessoas) nem tanto.

Por que é tão difícil criar novos hábitos, ou simplesmente parar de realizar aqueles que são tão nocivos a nós?

Para começar, cair na rotina de hábitos não saudáveis é muito fácil:

  • Comer junk food.
  • Ficar no sofá vendo TV ao invés de ler um livro ou ir à academia.
  • Ir para o trabalho que você odeia todo dia.
  • Achar motivação para entrar no Facebook, mas ficar sem motivação nenhuma para trabalhar.
  • Fumar.
  • Acordar tarde.

Os hábitos não saudáveis são abundantes em todos os lugares e, de alguma maneira, conseguiram virar norma, ao invés da exceção.

Você, que quer viver uma vida saudável, realizadora e maravilhosa, a inspiração para realizar mudança, seja ela de qualquer magnitude vem e vai de vez em quando. Mas como se ater a ela até que se torne tão simples e fácil, que esteja incorporada no nosso modo de agir e pensar?

No nosso guia, começaremos com uma introdução teórica sobre como funciona a formação de novos hábitos, e logo após mostraremos com ferramentas práticas como colocar tudo em prática, que vai ser crucial no seu processo.

É muito importante lembrar que não nascemos com hábitos. Em algum ponto, nós conscientemente decidimos, por exemplo, qual peça de roupa colocar primeiro: calça ou camiseta.

Hábitos são automáticos por uma boa razão: deixar sua mente livre para focar em outra coisa, é por isso que temos idéias brilhantes enquanto tomamos banho, ou andamos, por exemplo.

Suas crenças tornam-se seus pensamentos,
Seus pensamentos tornam-se suas palavras,
Suas palavras tornam-se suas ações,
Suas ações tornam-se seus hábitos,
Seus hábitos se transformam em seus valores,
Seus valores se transformam no seu destino,
– Mahatma Gandhi

O que evitar:

Seja simples: transformações radicais não acontecem do dia para a noite.

Comece pequeno e aos poucos vá aumentando a frequência de seu novo bom hábito, ou diminuindo seu mau hábito, um passo de cada vez.

A simples ciência por trás da mudança de hábito

Basicamente, um novo hábito segue o seguinte padrão:

  1. Lembrete (o gatilho que inicia o comportamento)
  2. Rotina (o comportamento, a ação que você toma)
  3. Recompensa (um benefício claro por realizar a ação)

Essa sequência é a que tem se provado mais eficaz em estudos sobre mudança de hábito. É evidente em livros como o best-seller “O Poder do Hábito” ( em inglês | em português), de Charles Duhigg.

Hack #1: use um elástico no seu punho

A técnica é muito simples e é quase como você tivesse se transformando em criança novamente, ou em um cachorro, e teria que educar essa nova “pessoinha” (no caso, você), do que é certo e do que é errado.

Assim, a dinâmica é bem simples. Toda vez que você se pegar em um hábito que você quer deixar de fazer (fumar, falar mal dos outros, timidez, entrar no facebook) você deve deliberadamente se dar uma elasticada. Não tenha dó do seu lindo braço, logo logo ele volta ao normal. Com o passar dos dias, você vai pensar duas vezes antes de repetir o hábito.

Um exemplo bem simples é se treinar para parar de reclamar:

Comece já. Coloque um elástico ao redor do seu punho, e, toda vez que você se perceber reclamando de algo, simplesmente dê uma elasticada bem forte em você mesmo. Em 3 dias garanto que suas reclamações vão diminuir muito. A diferença é imediata: muito mais positividade e bem estar no seu dia.

Hack #2: Gamefique sua vida com o HabitRPG

O HabitRPG é uma ferramenta fantástica que você pode acessar tanto pela web, quanto no seu celular com aplicativos para Android e iOS.

Ele transforma você e tudo o que você faz em um game.
Então os hábitos negativos fazem você perder pontos e vida, assim como seus novos hábitos positivos e tarefas diárias fazem você ganhar pontos, vida e experiência.

O HabitRPG permite que você categorize suas tarefas em 3 maneiras diferentes.

A primeira coluna: Habit

Habits são aquelas tarefas que você está sempre realizando. Você dá valores de “+” e “-” a eles.  O “+” indica um hábito saudável, dando a você mais experiência e dinheiro virtual. Já o “-” indica o hábito nocivo, fazendo você perder vida no jogo.

A segunda coluna: Dailies

Dailies são as tarefas que você realiza uma vez ao dia. Toda vez que você realiza uma tarefa, você ganha experiência e dinheiro virtual. Se você falhar e não realizar uma Dailie antes do dia terminar, você perde vida. Como padrão, o game atualiza todo dia às 00h, mas você pode trocar isso no Settings -> Site.

Algumas Dailies são específicas, e você pode configurar. Por exemplo, se você só faz exercícios de terça e quinta, você pode configurar uma Dailie “exercícios” para só aparecer nesses dias, e assim por diante de acordo com a sua rotina.

A terceira coluna: To-Dos

To-Dos são aquelas tarefas que você tem que fazer eventualmente. É possível colocar uma data para ela ser cumprida, mas não é necessário. To-Dos são uma ótima maneira de ganhar experiência.

A quarta coluna: Rewards

Finalmente, você pode se recompensar com toda a experiência e dinheiro virtual que você for acumulando, com os Rewards . Você pode estipular, por exemplo, que depois de tanto trabalho você pode se presentear assistindo um episódio do seu seriado favorito. Ou ainda fazer aquela viagem à praia que você estava esperando.

Não se esqueça de sempre usar seu dinheiro para recompensas, essa é uma das partes mais importantes na formação de novos hábitos.

Verificando seu progresso

Ao lado de cada tarefa, você tem a opção de clicar em Progress para verificar como anda seu desempenho em gráfico. Caso você tenha parado de fazer um hábito, ou uma Dailie, talvez seja hora de refletir sobre esses dados.

progresso mudar habitos

Finalizando

Um ponto muito importante, caso você ainda não tenha percebido, é que você tem que ser extremamente sincero e não roubar para que o HabitRPG funcione. Se você não é o tipo de pessoa que está apto a registrar seus próprios erros, talvez essa não seja a técnica para você.

Ou quem sabe você já tenha que começar utilizando um elástico no punho, e toda vez que se pegar “roubando” no jogo da sua própria vida, não esqueça de se elasticar por isso. ;D

Em minha experiência, nunca foi tão gratificante ganhar recompensas por trabalho duro e principalmente praticar mentalizações e coisas simples, como por exemplo praticar a gratidão e parar de reclamar.

Afinal, atraímos o que mentalizamos.

Quais são os hábitos que você quer adotar? E os que você quer deixar de fazer?

Você já usou alguma ferramenta para instaurar um novo hábito? Compartilhe conosco!