Esse conto do executivo americano e do pescador mexicano é para ilustrar a busca pelo equilíbrio. Para isso, é interessante observar os extremos, tanto de um lado quanto do outro. Vamos ver se você pega a essência:
(conto de autoria desconhecida,
adaptado do livro "Trabalhe 4 horas por semana, Tim Ferriss")
Um executivo americano, depois de passar por mais uma crise de stress e ansiedade, foi obrigado pelo seu médico a tirar férias em uma ilha pequena paradisíaca no México.
Na primeira manhã, depois de não resistir à tentação de olhar seu email e ter um novo ataque de pânico, ele saiu para dar uma caminhada.
Durante a caminhada ele logo avistou um pescador mexicano, que estava descarregando seu barco com a pesca do dia: peixes grandes e fartos.
O americano era MBA em Harvard e fluente em espanhol, diretor de uma multinacional. Ele logo começou um papo com o pescador.
Impressionado com a qualidade dos peixes, perguntou quanto tempo o pescador tinha demorado para pescá-los. O pescador respondeu para ele:
"Ahh, apenas algumas horas! É o suficiente para eu dividir com meus amigos, minha família e vender depois na feira.
Eu saio de manhã para pescar, volto, cozinho com minha familia, compartilho, e vendo para ter o suficiente para viver.
Após o almoço, eu tiro um bom cochilo com minha mulher, e brinco com meus filhos de tarde.
De noite, me junto a outros moradores da vila e então dançamos, festejamos e bebemos um pouquinho.
Eu tenho uma vida plena e feliz, señor!"
O americano ficou em desespero, e logo falou para o pescador:
"O 'señor' não sabe a OPORTUNIDADE que está perdendo!
Eu sou um MBA em Harvard, e se o senhor começar a pescar mais horas por dia ao invés de só pela manhã, em breve você conseguirá comprar mais um barco e ter mais um pescador à sua disposição.
Em pouco tempo, conseguimos ter uma frota e logo depois desenvolver novos produtos! " - disse o americano já imaginando o logo da empresa, produtos como atum enlatado e imaginando a empresa sendo pioneira no México.
O pescador mexicano observou a fala do americano tranquilo, e perguntou:
"Si, señor, mas... e depois? Para que isso?"
O americano persistiu, com o brilho empreendedor nos olhos: 🤩
"Depois de conquistar o México, podemos abrir novas operações em outros países até o momento de fazer o IPO da empresa, e ficarmos milionários!"
"Si, señor, mas e depois? Para que isso?" – disse o pescador, ainda confuso e tentando entender.
"Oras, simples! Depois do IPO, você pode se aposentar e viver em uma ilha paradisíaca, onde poderia curtir com seus amigos e familia todos os dias..." – terminou o americano, cabisbaixo e sem jeito.
Em silêncio e sorrindo, o pescador mexicano apenas acenou com a cabeça para a praia paradisíaca onde já estavam.... 🏖