Hara Hachi Bu: o hábito chave para a longevidade 🙏🏼


Quero compartilhar contigo uma expressão japonesa que aprendi ouvindo o audiobook Zonas Azuis: 9 lições para uma vida mais longa, das pessoas que viveram mais (em inglês: The Blue Zones: 9 Lessons for Living Longer From the People Who've Lived the Longest)

(indicação do meu querido Gustavo Burger)

O livro conta os achados de pesquisadores que viajaram o planeta em busca dos locais com a maior concentração de centenários (humanos acima dos 100 anos), batizadas de Zonas Azuis.

Com o propósito de encontrar a "receita dos 100 anos", eles investigaram à fundo a dieta, estilo de vida e a forma de lidar com stress e emoções.

Pessoalmente, um dos meus maiores calcanhares de aquiles sempre foi em relação à gula, em comer além do que preciso, especialmente para "engolir minhas emoções" quando não quero processá-las.

O capítulo em que estou no livro descreve um hábito formidável dos centenários de Okinawa, no Japão, que consiste em recitar as seguintes palavras antes de cada refeição:

Hara Hachi Bu - um lembrete para parar de comer quando o estômago fica 80% cheio.

Essa prática cultural de comer com presença pode ser parte da mágica de Okinawa possuir a maior porcentagem de centenários do mundo inteiro!

Perceba que existe uma grande diferença entre comer até falar "Estou cheio!" como um americano faz, ou mesmo nós brasileiros, ou comer até falar: "Eu não sinto mais fome.", como é o caso dos japoneses de Okinawa.

Portanto, fica o convite da segunda pé-no-chão, para você observar comigo durante a semana o "Hara Hachi Bu" antes de cada refeição.

Que possamos honrar a comida que nos nutre a cada mastigada, e com isso:

• comer mais devagar, mastigando mais vezes e saboreando a comida.

foco na comida - TV e celular desligados, presença nos sentidos e pensamentos de gratidão pelo alimento.

evitar repetir a refeição, e quem sabe usar pratos menores ou cumbucas para as refeições?

Vamos fazer esse experimento juntos?

Na semana que vem vou compartilhar os meus achados por aqui e no instagram @orenatostefani, e quero receber o seu email escrevendo como foi seu experimento também!

Coloque um elástico no punho ou escreva um POST IT que permita a você lembrar desse conceito durante a semana. ;D

📚🍿  indicações

[documentário] O lado bom da Pandemia: "The Year Earth Changed" ou "O ano em que a Terra Mudou"

Documentário delicioso sobre o lado bom da pandemia, narrado pelo querido David Attenborough. Fez a minha noite com a musa na sexta-feira e me fez dormir bem e feliz. Exclusivo da Apple TV+, vale os 9,90 de mensalidade.

{ 👉 clique aqui para ver o trailer}

[filme] RAYA e o último dragão.

A nova "princesa" da Disney nos ensina uma lição calorosa sobre confiança em um mundo pós-apocalíptico. Para deixar o coração quentinho e soltar boas lágrimas de alegria no final. Exclusivo do DisneyPlus e nos cinemas.

{ 👉 clique aqui para assistir}