🎙️ // assine a sextaFilosofal:

Spotify | Apple Podcasts | Anchor | Google


ou desfrute do texto completo a seguir:

Depois de 7 anos juntos, eu e a Nádia resolvemos celebrar o nosso amor em uma festa. 🎉

No momento que escrevo esse texto, estou há exatos 6 dias do dia D do ano. 😱
Eu achava que era moderninho, coisa e tal, por só ter juntado, por só ter começado uma vida à 2 sem seguir os moldes tradicionais da sociedade, os quais eu não concordo nem um pouco.

Mas desde que realizei a importância dos rituais na minha vida, decidi dar o braço a torcer e realizar o sonho da minha mulher e cumprir a celebração.

Hoje, sou um noivo presente e recomendo a todos a delícia que é um ritual de casamento.

Rituais são essenciais na vida de todos os seres vivos nesse planeta. 🌎

São etapas importantes que marcam momentos onde você precisa deixar para trás o que era, e assumir uma nova postura diante da vida.

Como se fosse um ciclo de morte e renascimento.

A natureza mostra isso de diversas maneiras: a lagarta que se transforma em borboleta, passarinhos que pulam de seu ninho para aprender a voar, mamíferos que passam por rituais de acasalamento, depois aprendem a ser pai e mãe, o desabrochar de uma flor…

Antes da sociedade moderna, os rituais de passagem marcavam grandes momentos na vida de um ser humano, em especial na vida dos homens. Experiências como:

• ficar em uma caverna escura por 3 dias.

• colocar a mão em um formigueiro por algumas horas.

• ser circuncidado.
Eram propositalmente feitas para que a psique masculina deixasse para trás o menino e abraçasse o homem à frente.
👶 > 👨

Essas experiências transformadoras mostram um pouco do que significa ser humano:

Criaturas de hábitos, mas que necessitam de mudança constante.

Parece até contraditório, mas é verdade…

Pense na natureza como é. Tudo está em constante mudança.

Você, nesse exato momento, está se transformando a cada nova respiração: recebendo novas partículas ao inspirar, deixando outras ao expirar.

Células do seu corpo estão morrendo e te deixando, enquanto novas são constituídas naturalmente pela regeneração celular.

Mas pelo modo como estamos constantemente distraídos, fica difícil a percepção dessa mudança a cada instante.

É como se fosse um copo d’água que se enche gota a gota: enquanto o copo está sendo preenchido, você mal repara no nível de água subindo. 💧

Mas quando chega ao final, fica fácil perceber que está transbordando.

Nessa hora, os rituais se fazem necessários, para que possamos ressignificar o ser, para marcar uma grande mudança em nossos corpos e consciência.

O ritual que estou prestes a encarar em exatos 6 dias é o casamento. 💍

Não estou exagerando nem um pouco quando digo que estou vivendo esse dia há mais de 1 ano.

Cada detalhe, o local na fazenda, o menu, o convite, a formação da festa, da celebração, as pessoas que iriamos convidar baseadas no coração, a decoração, a música, o espaço para os cachorros brincarem, a decisão de deixar os convidados virem à vontade….

Cada decisão me fez conhecer ainda mais a mim mesmo, à minha mulher, e, claro, a nós dois, a nova entidade que se forma pela soma de cada indivíduo.

Vamos celebrar o nosso amor, viajar por 35 dias de lua de mel, e depois voltar para toda uma nova vida que nos aguarda. 🙏

É uma celebração onde estou deixando um Renato para trás, e abraçando um novo ciclo, uma nova jornada, uma nova viagem. 👨‍🚀🚀

Uma vida de responsabilidades, uma vida à dois.

Uma vida em família. 👨👩🐶

Daqui para frente, deixarei o menino para trás e abraçarei o “homem” que devo me tornar, pronto para encarar novos desafios que superam meu poder de imaginação.

Um marido…. quem sabe um pai em breve. Uau! 😮

Com grandes poderes, grandes responsabilidades.

Certa vez, um grande mentor me disse que eu tinha ganhado na loteria ao conhecer a Nádia, mas que eu precisaria ir até a lotérica resgatar o prêmio.

Muito bem, estou quase chegando lá.

Mas… e depois? O que acontece quando o príncipe entra no castelo, vence os desafios, vence o grande dragão e resgata a princesa?

Os contos de fadas param por ai….. agora é a minha oportunidade de descobrir na prática, de escrever a minha própria lenda pessoal.

Deixo com vocês o áudio original da nossa cerimônia, onde lemos os compromissos que escrevemos para todos os presentes naquele dia. Que esses compromissos possam inspirar você a caminhar uma vida com mais amor, junto de nós ;D