Na última semana fiz um bem danado para a minha saúde mental, ao 'pixelar' propositalmente a minha foto no perfil do Instagram:

o site que usei foi o PNG Pixelator (https://onlinepngtools.com/pixelate-png)

Acompanhei a mudança com seguinte frase: "a foto é para te/me lembrar que isso aqui são apenas pixels em uma tela"

Se você me perguntasse no dia o "porquê" de ter feito essa mudança... eu te responderia:

"Não sei, só sei que foi assim".... senti que precisava ser feito, ponto.

Logo depois que fiz essa pequena mudança ordinária, algo extraordinário aconteceu...

Eu experienciei, durante a semana:

• maior criatividade

• maior segurança em minhas ações

• mais momentos "FODA-SE" 🤘

• maior interiorização 🧘

• maior paz, harmonia e bem estar ☮️

Foi uma semana tão boa, mas tão boa, que foi até difícil de acreditar que estou passando por um dos períodos mais caóticos, perrenguentos e intensos que já vivi (mudamos de casa para a casa dos meus sogros, o Melhor Ghee do Mundo nunca vendeu tanto, e muuuitas outras coisas!).

Esse pequeno ato me fez lembrar de um papo que tive com um grande amigo sobre a potência e importância da fotografia:

"Renato, você sabe a importância que tem uma fotografia?" - disse o Duílio, sócio do meu pai.

"Imagine nos tempos pré-fotografia.... as pessoas levavam seus cadernos e anotações para desenhar... porque era a única forma que essas pessoas tinham de eternizar aquele momento, para depois poder aprofundar-se nele!"

Querido leitor(a), quero te fazer um convite a imaginar como seria, por exemplo, viver na consciência de Charles Darwin? O cara que sintetizou a teoria da evolução das espécies a partir de seu esforço de documentar suas viagens em desenhos de papel e caneta? 📝 🤯

Essas palavras ecoam em minha consciência até hoje: aprofundar o momento.

A fotografia seria, portanto, a mais alta tecnologia para aprofundarmos o sentimento daquele momento... É um instrumento de investigação!

Quando fecho os olhos e recordo com meu espírito desse momento com o Duílio, começa a ficar claro o "porquê" do meu movimento de pixelar a foto do Instagram na semana passada.

Está na hora de aprofundar nos momentos, e honrar a tecnologia que nos cerca.

Fazer o bom uso da tecnologia, fazer o bom uso da consciência.

Chega de banalizar.

Existem relatos de que algumas tribos não puderam reconhecer a fotografia de si mesmos, quando expostos a isso pela primeira vez por um fotógrafo... e faz sentido! Para eles, aquilo é algo morto, 2D, sem vida.

Foi somente hoje, 1 semana depois da mudança da foto, refletindo sobre os acontecimentos dos últimos dias, quando sentei para escrever, que comecei a pesquisar sobre o que a ciência diz das "selfies" e nosso uso de redes sociais.

Olha que interessante o que achei:

nesse artigo aqui (👉clique para ler completo), estudos da Universidade de Derby comprovam que "no mundo Online, as pessoas podem construir outra camada de identidade que se alimenta apenas de curtidas, compartilhamentos e seguidores para existir. Isso não é necessariamente um retrato preciso de sua verdadeira natureza, mas torna-se desgastante. 'É assim que a mídia social pode nos afastar ainda mais de quem realmente somos; em vez disso, nos concentramos em quem pensamos ser ou gostaríamos de ser.' (👉artigo completo: Como as Redes Sociais afetam o seu cérebro)

• nesse estudo misto da Universidade de Milão com a Universidade de Swansea, um grupo de estudos envolvendo 74 indivíduos entre 18 a 34 anos, comprovou que o uso de redes sociais aumentou o "narcisismo" dos participantes em 25% durante os 4 meses de estudo. (👉clique aqui para o estudo completo)

• outro estudo mostra como os famosos efeitos de distorção nos aplicativos para tirar uma "selfie bonita" estão na verdade causando um aumento no número de pessoas que procuram cirurgia plástica apenas com o propósito de ficar melhor em fotos em plataformas de mídia social. (👉 clique aqui para o estudo completo)

..

e.... para arrebatar, trago esse quarto e último artigo sobre um estudo sobre "selfies" e seu impacto em nosso humor e comportamento: (👉clique aqui)

O Dr. Scott Bea, diz que a maioria das pessoas posta 'selfies' para melhorar seu humor ou jogar um jogo de comparação.

O Dr. Bea vai além: comprovando por seus estudos que focar muito em nós mesmos tende a aumentar os sentimentos ruins - e às vezes tomaremos medidas para tentar neutralizar esses sentimentos ruins e essas medidas nem sempre são saudáveis (como postar selfies compulsivamente, por exemplo...) 😅

“Quando esse comportamento se torna intenso, muitas vezes repetimos um padrão mental do que há de errado conosco - é um lugar aonde vamos para experimentar estados de humor baixo: ansiedade, tensão... e tudo vem de como interagimos com os nossos pensamentos, sobre nós mesmos ou nosso futuro ”, disse ele.

..

.

Ufa!

Ora, se estamos usando uma ferramenta com o único propósito da "auto-destruição", ela não está servindo à nossa maior inteligência.... e é por essas e outras que eu digo que tirar selfies podem destruir o seu cérebro. 🧠

Vou deixar você por aqui com uma reflexão pé-no-chão:

O texto de hoje é um convite para você aprofundar na relação com a fotografia, e.... quem sabe, honrar o seu uso para aprofundar nos momentos que valem à pena.

Se for tirar selfies, faça com prudência. 😉

Depois de ler, compartilhe comigo a sua experiência, respondendo ao email ou compartilhando no instagram marcando o perfil @orenatostefani

Delicie-se, e tenha uma semana mágica 🧙‍♀️.

👉 copie e compartilhe com seus amados:

dorenato.blog/por-que-tirar-selfies-matam-seus-neuronios

Seguimos viajando 👊🏼🙏🏼💜

Renato Stefani

🧑‍🚀 a serviço da KOSMOS

...

O Lótus é uma jornada de autodesenvolvimento online para você ir do 0 ao "yogue" em 2 meses.

Junto à minha esposa Nádia (@dra.ayurveda), vamos ensinar a você as técnicas milenares da Ayurveda, Yoga e Meditação em sua essência, para que a sua vida moderna flua como um rio.

Nosso objetivo é:

• acima de tudo, tornar você autossuficiente na essência dessas tecnologias milenares. (um mestre de si mesma(o))

conectar você de volta ao seu corpo, de forma orgânica e fluida.

promover a sua saúde e bem estar de forma individualizada.

{ 👉 quero me inscrever para saber mais informações }

| uma experiência online para você se tornar auto-suficiente e empoderad@ em relação a sua saúde e bem estar, e transformar as boas escolhas em hábitos.


🍯 | o melhor ghee do mundo

Ghee é um alimento que induz características de paz, harmonia e tranquilidade e é considerado pela ciência moderna como uma das melhores gorduras que o organismo pode ingerir, rico em omega 3, omega 9, e vitaminas A, D, E e K.

Use o cupom "segundapenochao" para adquirir seu pote de "ouro" com 10% de desconto 🙌🏼

{ 👉 quero encomendar meu pote de ghee }

Ainda não sabe o que é Ghee? Acesse nosso instagram @omelhorgheedomundo, onde a minha musa, a @dra.ayurveda explica em posts belos todas as propriedades que fazem do Ghee um verdadeiro néctar de ouro para sua alimentação.

..