Há duas sextas atrás, falamos sobre por que é preciso do medo para ter coragem.

Hoje, vou elaborar um pouco melhor nesse tema, sugerindo passos práticos para que possamos seguir em frente em nossas vidas, com coragem.

Em um mundo modernizado, comoditizado onde temos uma ampla gama de distrações para podermos fugir, fica fácil habitar na zona de conforto à cada dia.

Para tentar combater um pouco essa zona de conforto, gosto de adotar pequenas práticas ao longo de cada dia para verificar como está o meu “grau de coragem”.

Vou dar um exemplo bem simples e bobo:

Há alguns anos em minha vida, percebi que tinha medo do frio: a água fria me deixava em pânico.

Era do tipo de pessoa que iria fazer de tudo para não tomar banho em um dia de inverno mais rigoroso.

Foi quando decidi que iria, todos os dias na ducha matinal que costumo tomar, começar a ducha com água quente, e aos poucos ir esfriando.

A cada dia que passava, eu conseguia avançar um pouco mais na escala de “frio”, até não precisar mais do calor inicial, e ir no frio direto.

Desde então, esse é o meu ritual diário para medir qual é o meu grau de coragem.

Tem dias que é fácil: quando estou corajoso, quando está um tempo mais agradável….. vou direto na ducha sem reclamar.

Mas tem dias que o bicho pega. A criança interior urra de todos os jeitos, automaticamente fazendo o download de todas as minhas piores características.

Nesses dias em que acordo mais “covarde”, aparecem pensamentos para que eu pule a ducha, para que eu deixe a água mais quentinha, reclamações da água fria no corpo…

Mas é só dar o primeiro passo, e pronto! Uma vez debaixo da ducha, é uma alegria.

Mentalizo todos os bons momentos que tive em minha vida no mar, na praia, nas mais diversas cachoeiras, e tudo fica uma maravilha.

Saio da ducha esbanjando alegria e energia.

Todos temos nossos rituais: uns criados….. outros emprestados que colocamos o nosso toque….

< para filosofar: >
E você? Qual é o seu? Como você consegue medir a sua coragem à cada dia? Ou pelo menos como gostaria de medir essa coragem?

Fica a reflexão ;D