O que coragem significa para você?

Ao entrar em contato com a palavra coragem, é comum a nossa imaginação trazer alusões a super heróis: intrépidos, indomáveis….

Pessoas seguras, confiantes e completamente desprovidas de medo.

A equação é simples:
ação – medo = coragem

Uma vez que você não tem medos, você é dito como corajos@

….certo?

Bom… se fosse certo esse não seria o tema dessa sextaFilosofal, não é mesmo?

O medo faz parte da experiência humana. Se você é um ser humano, o medo está na programação no seu código genético.

< frase de impacto >
A coragem não é a ausência de medo.

Coragem é a capacidade de, apesar de você conseguir sentir o seu medo em relação a tal coisa, você agir independentemente dele.
</ frase de impacto >

É você, em sua consciência, sabendo aonde quer chegar, conseguir observar as diversas manifestações do medo ao seu redor e não se deixar abalar por isso. (ou pelo menos dar o seu melhor para se abalar o mínimo possível…..)

Enquanto a nossa convenção social diz que devemos evitar nossos medos a todo e qualquer custo, o ideal seria fazer exatamente o contrário:

Usar o medo a nosso favor, como um indicativo de que aquilo é algo que você deveria observar com mais carinho.

ação + medo = coragem

Então, da próxima vez que você sentir aquele medo paralisante, quem sabe, ao invés de fugir dele, você possa ficar com ele, e observá-lo com um novo olhar:

de que você encontrou um caminho onde existe mais a ser explorado, e mais ainda a ser aprendido.

É aquela velha máxima de que
“…qualquer movimentação na vida gera obstáculos. e são exatamente esses obstáculos que farão você aprender em sua jornada.”

O medo nada mais é do que uma manifestação diferente desses obstáculos, que devem ser melhor compreendidos e vencidos ;D

Se conseguirmos incorporar essa nova programação no nosso software, devagar vamos aprendendo a transformar a nossa relação com o medo.

Antes inimigo, agora parceiro de jornada.

< para filosofar: >
O medo impede você de agir de alguma forma? Você espera que um dia, quando for corajoso, você poderá dar conta dessa situação? O que te impede de agir perante ela hoje?
< /para filosofar: >