Tiffany Field é professora de Pediatria, Psicologia e Psiquiatria e diretora do Instituto de Pesquisas do Toque, na Universidade de Miami.

É o único centro no mundo dedicado exclusivamente a pesquisa e estudo do toque em aplicações da ciência e medicina.

Desde 1992, as pesquisas do Instituto do Toque, em todas as fases da vida, de recém-nascidos a idosos, revelam que a massagem:

  • facilita o ganho do peso em bebês prematuros
  • melhora a atenção
  • alivia os sintomas depressivos
  • reduz a dor
  • reduz os hormônios do estresse
  • melhora a função imunológica

Algumas vezes, eu paro, observo, e dou algumas suspiradas... como é o caso agora.... sinto que eu não precisaria escrever isso, deveria ser algo óbvio, mas vamos lá:

É comprovado cientificamente que, sem toque, os seres humanos deterioram-se fisicamente e emocionalmente.

E agora, com os "protocolos de distanciamento social" em diversos países ao redor do mundo, aqueles que vivem sozinhos encontram-se em situações difíceis, enfrentando meses sem toque humano.

Existe até um nome para isso: em inglês skin hunger. Em português "fome por toque", a necessidade biológica por toque humano.

É uma ironia particularmente cruel, dado que essa "fome por toque" na verdade enfraquece nosso sistema imune, nos fazendo potencialmente mais suscetíveis ao coronavirus. 🤷🏽‍♀️

Em entrevista à WIRED, Tiffany Field diz: "Esse é o momento em que mais precisamos do toque humano.

"Ela explica que o toque é essencial na função imune do corpo, pois reduz nossos níveis de cortisol.

Quando os níveis de cortisol estão altos, nosso sistema imune está esgotado: o cortisol mata nossas células assassinas naturais, espécies de glóbulos brancos que combatem o vírus por nós.

Nas pesquisas do Instituto do Toque, o toque humano demonstrou aumentar "nossas células assassinas naturais" até mesmo em pacientes com HIV e câncer.

Para as pessoas que ainda estão seguindo a quarentena à risca, e enfrentam muito medo interior ao sair de casa e ter interações com outros seres humanos, a Dra. Field observa:

"O que estou dizendo para pessoas que moram sozinhas que não têm ninguém para tocar e ser tocado é que elas precisam praticar o auto-toque. Eles precisam fazer yoga. Eles precisam andar pela sala estimulando os receptores de pressão em seus pés. Eles podem obter a estimulação de que precisam deitadas no chão e fazendo flexões ou abdominais. Tudo isso contribuirá com efeitos muito semelhantes (porém jamais iguais) a ser abraçado ou apenas apertar a mão de outra pessoa."


...

Para aprofundar, vale a leitura das duas entrevistas completas com a Dra. Field que usei para escrever esse texto (em inglês), e visitar o site do Instituto do Toque.

{ 👉 [entrevista para a WIRED] vale a leitura }
{ 👉 [entrevista para TTbook] vale a leitura }
{ 👉 [site do Instituto de Pesquisas do Toque] }

A atitude pé no chão dessa semana sugere que você toque mais!
A si mesmo e a quem está próximo de você 🖐️ 💜