Eu não sei você, mas eu "era zoado" no colégio. Muito. (Se eu fosse moderninho eu escreveria que "sofri bullying", mas na minha época essa palavra não existia, desculpe.)

Fique tranquilo(a), eu já me terapeutizei, e esse não é o ponto do texto.

O grande ponto do texto de hoje é que eu descobri que, ainda hoje, existe dentro de mim o pior "valentão" do colégio. E sim, sou eu mesmo quem alimenta ele.

Se você se identifica, quero te convidar a explorar esse "valentão" juntos. Vamos viajar?

quem é o "valentão interior"?

Alguns chamam essa força avassaladora de "resistência", outros de "procrastinação", outros ainda de "traumas passados" ou "emoções congeladas". Fato é que, cedo ou tarde, todo ser humano vai encontrar esse lado perverso dentro de si.

Dentro de mim, por exemplo, eu chamo de "valentão interior" uma parte que me sufoca todas as vezes que fico em evidência, uma parte que não me permite viver em minha plenitude e essência, e que tenta me "podar", tentando me encaixar em esteriótipos da sociedade que simplesmente não funcionam para mim.

Hoje quero te dar ferramentas poderosas para poder cumprir com a sua missão nesse planeta sem que esse "valentão interior" continue te sufocando, e que você pare de "fazer bullying" com você mesmo.

Preparado(a)?

"Não vai melhorar, você só vai aprender a se divertir no processo."

# Como diz a frase acima, aprenda a se divertir no processo.

Lembre-se meu caro, que você é um ser humano. Ser humano significa ser um "micro cosmos" de todo o universo. Dentro de ti existe luz e sombra. Se você não puder rir do seu "valentão interior", quem mais vai poder? Comece respirando profundamente, relaxando, e aprendendo a se divertir com o processo.

# Dê nome ao seu "valentão" interior. Fique íntimo(a) dele(a).

Dentro da nossa personalidade existem diversas "partes psicológicas" que tem grande poder autônomo. Eu já cansei de escrever por aqui sobre o meu "general interior", meu "astronauta interior", meu "hippie interior", ou até mesmo "a parte que gosta de sofrer dentro de mim".

Um truque que funciona muito bem é simplesmente dar um nome para as partes psicológicas que você identifica dentro de você. Eu gosto de chamar o meu de "o valentão interior". Você pode dar o nome que quiser!

A grande sacada é que, ao dar o nome, você observa melhor o campo da sua consciência, e ao observar melhor você aprende com o tempo a não se identificar com elas, e usá-las a seu favor.

# Entenda como ele atua dentro de você, e porquê.

Todas as partes psicológicas que existem dentro de ti só querem uma coisa: o seu bem. Sim, pode parecer bizarro e louco, mas é sempre isso que querem. O problema está na estratégia que empregam, que é baseada no medo.

Está confuso? Calma que eu explico:

Por exemplo, o meu general interior fica martelando na minha mente a lista de coisas a fazer o dia inteiro, mesmo aos finais de semana, e me impede de curtir os momentos durante o dia. Ele tem um motivo muito nobre para isso: ele quer que eu seja nada menos do que o meu melhor!

Mas... a estratégia que ele usa, a rigidez e a dureza, não ajudam no objetivo final....

Já o meu "valentão interior" funciona de outra forma. Ele é uma voz que me lembra consistentemente de todas as vezes em que "fui zoado", e todos os traumas da minha vida. O motivo nobre disso tudo? Me lembrar das conquistas e do lado bom que tudo isso me trouxe.

Legal... bacana! O valentão quer me ajudar, só que, de novo, a estratégia que ele usa não me ajuda... especialmente nos dias de "baixa" emocional...

• Convença-o a ficar do seu lado.

Como seria utilizar todo o medo que existe dentro de você como uma potência para o amor? É exatamente isso que vou te ensinar. Fique comigo, é incrivelmente simples.

Vou compartilhar um segredo contigo, que é a exata técnica que utilizo comigo mesmo e também com os astronautas do SuperNova:

Primeiro, eu fecho os olhos e conecto com esse sentimento do "valentão interior" e converso com ele em pensamento ou escrevo em uma folha de papel, como se eu estivesse "psicografando" uma conversa comigo mesmo. (sim, é doido mesmo, mas funciona que é uma beleza! 👍)

O diálogo é assim:

☯️ Eu (consciência): "Oi valentão interior, tudo certo contigo querido?"

😡 valentão: "Tudo certo irmão! O que manda hoje?"

☯️: "Cara, eu queria te agradecer pelo papel que você exerce dentro de mim. Eu entendo a sua importância e que você só quer meu bem... só que tem o seguinte: você ultimamente tem "pesado demais" aqui dentro, o que faz me sentir um lixo muitas vezes... sinto que a sua estratégia está baseada no medo, e com isso você não está me ajudando a cumprir minha missão no amor... você tem ciência disso?"

😡 "Humm.... oras... até tenho... mas não sabia que eu estava 'pesando' tanto assim... me desculpe! Eu sou assim mesmo.... meio brutão, não sei como eu posso ser diferente..."

☯️ "Que tal tentar atuar no amor?"

😡 "No amor? Mas eu não sei...... eu posso tentar... mas não garanto..."

☯️ "Está tudo bem não saber meu querido, podemos aprender juntos! Vamos nessa?"

😡->💪  "Poxa, ninguém nunca falou assim comigo! Vamo que vamo irmão! Estou do seu lado! Vou ajudar você a cumprir sua missão com a sua família! Tendo ela em primeiro lugar! Não vou mais 'zoar' você. Você tem em mim um grande irmão agora."

☯️ "Obrigado querido! Como posso te chamar agora? 'Valentão' acho que não funciona mais né?"

💪  "Pode me chamar de "força interior", a força a serviço do amor!"

☯️ "Obrigado querido! Tenho certeza de que, com a sua força ao meu lado, conseguimos ir muito mais longe!"

☯️ "Uma última coisa: como eu posso te ajudar a permanecer no amor? Como força interior?"

💪  "Você me ajuda bastante ao respirar e manter a mente no aqui e agora, se alimentando com consciência, dormindo bem e mantendo um consumo de cafeína moderado. As vezes que você exagera no café eu fico doido aqui!"

☯️ "Perfeito querido! Vou observar esses comportamentos para te ajudar 👊🏼🙏🏼."

______

A verdadeira auto-liderança e lapidação de si mesmo acontece quando somos capazes de ganhar força, vigor e potência através da consciência.... além dos pensamentos, sentimentos e emoções.

No Bhagavad Ghita, Krishna diz que o verdadeiro Yogue é "aquele que é capaz de colocar as ondas do sentimento a serviço da alma."

Portanto, meus queridos, vamos juntos lapidar nosso ego, pensamentos e emoções para servir à alma.

Depois de ler e refletir, compartilhe comigo a sua experiência,respondendo ao email ou compartilhando no instagram marcando o perfil @orenatostefani

Delicie-se, e tenha uma semana mágica 🧙‍♀️.

📚🍿  indicações

[aula] Como superar seus limites internos 2 - parte 2/3 - Lúcia Helena Galvão

Lúcia Helena Galvão. Ponto. Continuação da indicação da semana passada.

{ 👉 clique aqui para assistir}

[para você sorrir] Vaca apaixonada pela música de acordeão.

Exatamente o que você leu. Clique para sorrir:

{ 👉 clique aqui para assistir}

[vídeo] O Michelangelo do Excel

Conheça Tatsuo Horiuchi, um aposentado japonês que descobriu o seu lado lado artístico fazendo obras primas, pasmem, utilizando nada além do Microsoft Excel. Um belo chute na bunda para você começar a fazer a sua arte também, não importa aonde.

{ 👉 clique aqui para assistir}

Seguimos viajando meus irmãos, com atitude, entrega e amor. 👊🏼🙏🏼💜

Renato Stefani

🧑‍🚀 a serviço da KOSMOS

👉 copie e compartilhe com seus amados:

dorenato.blog/o-pior-valentao


🌟 | SuperNova: programa de aceleração do desenvolvimento pessoal

Descubra o universo que existe dentro de você.

O objetivo do SuperNova é fazer você brilhar como uma SuperNova, amplificando a sua vitalidade e tesão com a vida em um curtíssimo espaço de tempo.

10 anos de evolução em apenas 2 meses, com 8 sessões de mentoria individual comigo.

Está na hora de mostrar sua luz ao mundo 👊🏼🙏🏼💜

{ 👉 clique aqui para acessar o PDF completo do SuperNova}

🍯 | o melhor ghee do mundo

“O Senhor está contido na criação, assim como o Ghee no leite” #Rig Veda

As escrituras antigas já consideravam o Ghee o melhor néctar que o ser humano pode consumir para uma vida plena e harmônica.

Os gheenomos moram no fim do arco íris por um motivo: é lá que existe a produção do nosso "ouro líquido".

O Melhor Ghee do Mundo é um "superFOOD", e cai bem com qualquer coisa, sério. Olha só:

pãozinho com Ghee
café BulletProof
ovo mexido com Ghee 😍
• legumes salteados com Ghee
• batata doce com Ghee
• tapioca com Ghee
• arroz cozido com Ghee
• farofa com Ghee
• pipoca com Ghee
• cookies feitos com Ghee

Olha o que a nossa amighee Mirta aprontou essa semana:

Está esperando o que para incorporar o Ghee no seu estilo de vida?

Use o cupom "segundapenochao" para adquirir seu pote de "ouro" com 10% de desconto 🙌🏼

{ 👉 quero encomendar meu pote de ghee }

Quer mais Ghee? Acesse nosso instagram @omelhorgheedomundo, onde a minha musa, a @dra.ayurveda explica em posts belos todas as propriedades que fazem do Ghee um verdadeiro néctar de ouro para sua alimentação.

..